sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Na terça-feira dia 02/09/2015 recebemos em nossa escola Irmã Miguelina Corso,  pastor Junho na turma  primeiro ano B.  Nesta ocasião duas hrs aulas de Filosofia e História, buscando subsídios para o debate criação x evolução, a turma  Tinha como tema a criacionismo o objetivo foi alcançado pois ele nos trouxe uma bela contribuição.
Foi uma bela iniciativa dos professores envolvidos neste trabalho uma vez que buscamos para sociedade um convívio com cidadãos críticos e atuantes.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015



DEBATE COM OS ALUNOS 1A   e 1B   DO ENSINO MÉDIO

Promover debates em sala de aula é uma maneira saudável de trabalhar assuntos que nem sempre são tratados nos livros ou discutir temas para complementar aulas teóricas, e por isso que os professores da Escola Irmã Miguelina Corso vem através deste, proporcionar aos seus alunos essa oportunidade de aprendizagem, pois aluno que participa deste tipo de atividade aprende a respeitar a opinião dos colegas e organizar as ideias para convencer quem está ouvindo, além de melhorar o vocabulário.
Lembrando que o que vai ser debatido são apenas hipóteses, são apenas teoria a qual podemos definir como a um conjunto de especulações que têm por fim determinar o valor e os limites dos nossos conhecimentos. Trata-se de explicar e interpretar os problemas que decorrem de uma análise fenomenológica do conhecimento.

Termos como mediadores os professores;
Professores :  Valter e Edvaldo para o grupo do CRIACIONISMO
 Professoras Raquel e Josiane para o grupo EVOLUCIONISMO














quarta-feira, 2 de setembro de 2015

1º ENCONTRO  VOCACIONAL   DA ESCOLA IRMÃ MIGUELINA CORSO (AÇÃO :PROEMI)

A Escola Estadual Irmã Miguelina Corso realizou  em Agosto de 2015  o seu 1º ENCONTRO  VOCACIONAL.
Esta ação, que faz parte das ações do  Programa Ensino Médio  Inovador – PROEMI, foi realizada pela escola com o objetivo de ajudar seus alunos a escolherem a melhor carreira e ter o maior sucesso possível na sua vida profissional.
O 1º Encontro  Vocacional , foi  na verdade a continuidade de aulas que a professora da Área de Linguagem, Rosa Helena da Costa Araújo,iniciou com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, por observar que neste momento da vida acontece com a maioria dos estudantes : dúvidas, medo e incerteza em relação a escolha de uma carreira ou profissão. "Apesar de alguns estudantes terem uma vocação clara, onde fica fácil decidir. A  maioria dos estudantes se sente perdidos quando estão prestes a escolher uma profissão." afirmou  a Professora Rosa Helena.
A professora Rosa Helena ainda  relata que inicialmente fez debates com os alunos sobre a profissão que gostariam de seguir e depois fizeram pesquisas na Internet sobre a profissão que escolheram. As profissões escolhidas foram: Médico Veterinário,Agrônomo, Psicologo, Odontólogo,Professor de História, Teólogo, Enfermeira, Médico e Farmacêutico.
Na sequência da  aula, os alunos tiveram a ideia de estar trazendo na escola pessoas que já exercessem as profissões que escolheram para que pudessem falar sobre sua vida profissional: Desafios, realizações, salários e estar respondendo os questionamentos deles.
Segundo a professora Rosa Helena, quando socializou na escola , suas aulas com o tema vocação e a ideia dos alunos de realizar  na escola um encontro com os profissionais escolhidos por eles. Imediatamente, foi percebido pelo Coletivo da Escola a importância  do tema . E que todo o Ensino Médio poderia estar participando.
Assim, tornou-se realidade, o 1º Encontro de  Orientação   Vocacional da Escola Irmã Miguelina Corso, que contou com o apoio de todos os Profissionais da Educação da Escola e participação de suma importância dos seguintes profissionais convidados : Psicóloga -  Adriana Maforte, Médico Veterinário - Delmiro Soares Magalhães, Agrônomo - Wellison Bruno Borges Souza, Odontólogo - Arthur Ramos Filho, Professor de História - Edivaldo Pereira, Teólogo -  ROLNALDO ANATASIO  , Enfermeira NATHIELI ARAUJO DOMINGOS BARATTO ,  Farmacêutico FABIO   e coordenadores da Universidade EDUVALE.
O 1º Encontro de Orientação Vocacional  aconteceu na Câmara Municipal, teve solenidade de abertura e composição de mesa. Além dos profissionais convidados para falar sobre suas profissões, compuseram a mesa : A diretora  da escola - Cleuza Inês de Jesus, a coordenadora do Ensino  Médio -  Lucineide Girotto , Coordenadora do PROEMI - Flávia Rodriguês,  representante do corpo docente da Escola Irmã Miguelina Corso - Professor Roseildo Nunes da Costa, representante de Turma - Joádila.
Nas palestras os alunos puderam conhecer melhor e ter uma visão mais  clara sobre as profissões ali representadas. Uma Frase  de Bob Dylan definiria bem o teor das palestras "Um homem de sucesso é aquele que pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta." Os profissionais ao contar sua  trajetória para alcançar a profissão que almejavam, deixaram claro que enfrentaram muitos desafios e  que só foi possível vencê-los porque  estavam fazendo o que realmente gostavam.
Em depoimento a professora Rosa Helena, disse: "Estou muito feliz, pois uma aula tornou-se um evento, que só foi possível com a colaboração de todos os Profissionais da Educação da Escola, profissionais convidados e participação e interesse dos alunos do Ensino Médio. Espero que este Encontro  Vocacional seja o 1º de muitos que estarão acontecendo, que ele possa fazer parte do Calendário Anual da escola"
Durante o evento foi possível perceber que todos os presentes, entenderam a importância do que estava acontecendo naquele momento, pois a participação e atenção foram excelente. Assim, a Escola Irmã Miguelina Corso pode avaliar positivamente  o 1º Encontro  Vocacional , que cumpriu  o objetivo ao qual se propôs - Auxiliar o aluno a pensar em escolher uma profissão, que atenda ao seu perfil e Habilidades, para  não acontecer com eles o que acaba acontecendo com  muitos estudantes que iniciam vários cursos, mas parece não se adaptar ou não gostar de nenhum.



 








quinta-feira, 11 de junho de 2015

Empaer realiza café da manhã com estudantes em São Pedro da Cipa


Com o objetivo de valorizar a produção local agroecológica e os produtos da agroindústria, o evento “Café da manhã saudável” é resultado da parceria entre a equipe da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de São Pedro da Cipa, e a Escola Estadual Irmã Miguelina Corso.
                                                 
A nutricionista e extensionista social da Empaer, Carmencita Maria Stefanello Tabareli, explica como foi o projeto junto à escola: “A nossa preocupação vai além da composição química dos alimentos.Trabalhamos principalmente a conscientização de como esses alimentos são produzidos dentro do nosso município. A nossa intenção é evitar, ao máximo, o uso de agrotóxicos e defensivos químicos, pois eles interferem diretamente em nossa saúde. Temos a obrigação de repassar esse conhecimento aos produtores, ensinando como evitar contaminações dos alimentos, sobre a diversificação de culturas e, assim, manter a fertilidade do solo de forma natural”, ressaltou Carmencita.
                                
Foram realizadas capacitações e palestras junto aos alunos e a equipe pedagógica da escola. “Esse trabalho está sendo realizado há alguns meses, onde tivemos capacitações com os alunose professores e o pessoal do apoio com o curso de 'Boas Práticas de Fabricação'. Hoje nós estamos mostrando o resultado. Todos os produtos utilizados no café da manhã são produtos aqui mesmo do município e da região”, analisou a técnica administrativa e professora de geografia, Solange de Oliveira dos Reis.
                      
Aluna do segundo ano, Joádila Albino de Souza, 16, fez a apresentação do café da manhã que contou com bolo de arroz integral, mel, sucos naturais com linhaça, queijo branco, iogurtes, pães artesanais ricos em nutrientes, frutas tropicais como banana, uva e melancia. "Quando a gente conhece a composição química desses alimentos, aumenta nosso interesse em consumir alimentos mais saudáveis que trarão benefícios à nossa saúde.”

quarta-feira, 27 de maio de 2015

                                                         MOSAICO  DAS BANDEIRAS  8 ANO A

          NO OITAVO ANO DO PERÍODO MATUTINO FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO DE ARTES COM MOSAICO, TANTO NA TEORIA COMO NA PRÁTICA. NA PRÁTICA ENFATIZOU-SE A CONSTRUÇÃO DE BANDEIRAS SENDO ESTAS: LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL. COMO MATERIAL  FOI UTLIZADO CARTOLINAS E BOLINHAS DE PAPÉIS CREPOM. ALEM DESTE TRABALHO PROPICIAR CONHECIMENTO DE ARTES ENVOLVEU-SE A INTERDICIPLINARIEDADE, POIS ATRAVÉS DAS CONSTRUÇÕES DAS BANDEIRAS PODEMOS TRABALHAR FORMAS GEOMÉTRICAS E O SIGNIFICADO DA QUAL CADA COR ESTA REPRESENTA NAS BANDEIRAS.

      COM ISSO,  OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ALCANÇADO POIS ALÉM DE CONSEGUIR DESENVOLVER UM BOM CONVIVIO EM GRUPOS PARA REALIZAÇÃO DESTE,TAMBÉM FOI POSSÍVEL O ENVOLVIMENTO DE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.














sexta-feira, 22 de maio de 2015

                       

Projeto:Leitura passaporte para o futuro

A Escola  Estadual Irmã Miguelina Corso juntamente com os alunos do 3º ano A do Ensino Médio ( PRoEMI) ; sobre a  coordenação da professora Rosa Helena de Língua Portuguesa,  lançou no mês de abril de 2015, e deverá continuar durante o ano letivo, o projeto, Leitura passaporte para o futuro, O projeto que tem como finalidade o incentivo à leitura, resgata os clássicos infantis, uma viagem pelo mundo real retratado ao mundo imaginário, por meio de histórias de ontem e de hoje. Onde os alunos do 3º  A do Ensino Médio. Vem em contra turno tomar leitura dos alunos do I e II ciclo. com dificuldades  de leitura. Pois, somente por meio da leitura é possível formar bons leitores. Despertar nos alunos e na comunidade escolar o gosto pela leitura. Uma forma de resgatar o fantástico valor de contar histórias, envolvendo e despertando a curiosidade e o interesse dos alunos e também a interdisciplinaridade.
O objetivos é formar bons leitores, para que o ato de ler seja prazeiroso, formando cidadãos críticos. Algumas atividades já foram desenvolvidas no mês de abril, no qual radioconto de Fada, pois o mês de abril comemora-se o dia do livro. O projeto que será desenvolvido pelos alunos do (3º  ano A do Ensino Médio) também,.Os alunos será avaliado por meio das atividades propostas durante o processo, sendo observados diária e continuamente, verificando o desempenho, participação, compreensão e criatividade.
            Justificativa:
Estimular os alunos a ter o gosto e o hábito pela a leitura, conseqüentemente espera –se  que os alunos interprete e escreva, com coerência no qual o professor tem um valor muito importante nessa fase, pois ele será o mediador desse processo contínuo.

            Os livros não são capazes de mudar o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros mudam as pessoas. ( Mário Quintana)












sexta-feira, 8 de maio de 2015

Projeto: Rádio Planeta Educação

Com o programa da rádiomusic online.
No período vespertino esta sendo apresentado pelo programa Music Online a ”rádio contos de fadas”.Para as crianças do 1º e 2° ciclo, com a entrega de prêmios no final de cada conto para aqueles que souberem responder corretamente as perguntas feitas sobre o programa apresentado, isso incentiva as crianças a prestarem atenção na história e participar ou vivo na rádio escolar  de qualquer forma os incentivam também a virem para a escola. Essa iniciativa tomada pela direção da escola e pela professora de português Rosa Helena cativou a atenção dos alunos de todos os ciclos e os mesmos estão dando resultado satisfatório.
No dia 22 de abril de 2015, foi apresentado o primeiro conto, narrado pela aluna Joádila Albino do 3° ano A.
A história abordada foi “Chapeuzinho Vermelho” do livro Contos de Fadas. Sem dúvida  foi sucesso em toda a escola, as crianças adoraram e com certeza vão continuar gostando, pois o trabalho vai continuar sendo realizado com responsabilidade e dedicação total dos alunos.

Estamos com um novo projeto “Radio Drama”, que será realizado pelos mesmos alunos e coordenado pela mesma Professora Rosa Helena. Lembrando que esse projeto será abordado apenas para os alunos do período matutino. Com o intuito de diminuir a correria e os conflitos na hora do recreio.