terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CONFRATERNIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Os profissionais da educação estarão realizando neste domingo dia 21 a tradicional confraternização anual.



ENTÃO É NATAL...


A FAMÍLIA

MIGUELINA CORSO



DESEJA À VOCÊ











segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

JOGAR E EDUCAR

O PROJETO "JOGAR E EDUCAR" SOB A COORDENAÇÃO DAS PROFESSORAS CLEUZA E NILZA TEVE A FINALIZAÇÃO NO DIA 11 ( QUINTA-FEIRA). O objetivo do projeto é oportunizar aos estudantes uma atividade dentro do espaço escolar, que seja atrativa, educativa e inclusiva, melhorando assim, a qualidade do ensino e de vida dos alunos.



PARABÉNS AOS CAMPEÕES!









































































quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ENCERRAMENTO DO PROJETO "CULTURA AFRO-BRASILEIRA"







O Projeto Cultura Afro-brasileira veio ocupar, em parte, uma lacuna histórica que existiu e existe no reconhecimento às origens étnicas do povo brasileiro, com relação à contribuição dos afrodescendentes no processo econômico, político e sóciocultural do País. Uma das mais cruéis formas de se apagar a auto-estima de um povo é deixar que sua cultura se perca, que seus sítios históricos se deteriorem com as intempéries, que seus rituais religiosos sejam esquecidos. O povo brasileiro tem em sua formação étnica a contribuição valorosa do descendente do homem africano, que chegou em uma condição humilhante de escravo, mas que conseguiu, apesar das adversidades, marcar sua presença na cultura brasileira.
É necessário o incentivo à prática da cultura negra em todo o território nacional, seja por meio da capoeira, do candomblé, das congadas, e de tantas e tantas outras formas de manifestação dessa cultura. É preciso incentivar em todo o território nacional a discussão sobre os valores anti-racistas, da inclusão de um olhar diferenciado no trato com comunidades de remanescentes de antigos quilombos, valorizando, sobretudo, a perpetuação de seus valores culturais. É preciso incentivar os jovens negros a conhecerem a sua cultura e saberem que têm seu espaço garantido numa sociedade justa.













































quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DA PRÁXIS

ESCOLA ESTADUAL “IRMÃ MIGUELINA CORSO”
SÃO PEDRO DA CIPA-MT
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
SALA DE PROFESSOR


TEMA: EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DA PRÁXIS
COORDENADORA: LUCIRLEY ALVES DA SILVA
INTRODUÇÃO

A questão da formação continuada para os profissionais da educação é tema constante de debates nos dias atuais visto a necessidade de melhorais que a educação requer.
A crise da ciência moderna vem se manifestando nas mais diversas áreas do conhecimento e fazendo emergir, através dos estudos e debates, novas dimensões epistemológicas para as práxis pedagógicas. Conceito como auto-organização e criatividade questionam a previsibilidade e as certezas supostamente alcançáveis pela pesquisa científica e trazem novas visões tanto para os processos naturais como para os processos humanos. Essa cosmovisão requer um entendimento do processo educativo traduzido em práxis múltiplas pautada na flexibilidade e na interatividade da dimensão humana das relações entre os sujeitos da educação e desses sujeitos em construção.
Assim sendo, poderemos reescrever o processo educacional para que ele responda ás necessidades da sociedade atual.
Entender a formação continuada é dar a oportunidade de crescimento intelectual para si mesmo e também para o educando. É nesse espaço que poderemos aperfeiçoar nossa prática pedagógica através de leitura, pois é através dela que nós educadores podemos refletir, repensar e redirecionar o nosso fazer pedagógico.

JUSTIFICATIVA

Apoiando-nos na compreensão da não existência de um espaço globalizante e hierarquizável, percebemos que a escola precisa ser plural, não única, assim como múltiplas as propostas e as práxis pedagógicas, de acordo com a dinâmica das relações entre os sujeitos da educação e desses com o conhecimento a ser construído nesse processo.
Caminhos para a superação das amarras das chamadas ciências modernas e da construção de teorias pedagógicas possibilitadoras de práxis pedagógicas alternativas podem ser vislumbrados quando numa corrente dialógica, educadores dão-se as mãos em busca de alternativas que os auxiliem na superação de sua práxis pedagógica. Apoiando-se no fato de que nenhum homem é uma ilha o que, desde logo, invalida qualquer concepção insular da realidade humana.
Educar é suscitar modificações significativas nos padrões de comportamento dos alunos, isto é, promover o trânsito do indivíduo à pessoa ou, nas palavras de Rui Grácio, «emancipar (largar de sob a mão), e é provocar também»(1). Deste modo, a educação, a prática educativa, pressupõe uma concepção otimista do mundo e do papel do homem no mundo. Mais do que uma concepção otimista exige uma atitude positiva da vida e do dever educativo. Afirmar o dever educativo é acentuar o seu caráter dialógico. De fato, o dever educacional exige a presença de uma relação fundamental Eu-Tu e do papel atuante do homem no mundo. Perspectivar o dever educacional na sua dimensão dialógica só se torna possível na condição de se colocar como telos da prática educativa a auto-realização do indivíduo como um processo, interminável, em que o indivíduo se «apossa» de si e do seu mundo num projeto de criação da sua liberdade e da consciência dos limites da sua liberdade no inter-agir social. Buscando agilizar esses parâmetros é que sugerimos a temática: Em busca da Superação da Práxis.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos profissionais da educação oportunidades de desenvolver suas potencialidades e qualificar o desempenho no trabalho através de grupos de formação continuada, articulado com o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP), regulamentado no Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), considerando o contexto em que se dá cada ação.

Objetivos específicos

Possibilitar discussões acerca das diversidades culturais, tomando a escola como espaço de relações e construção de saberes;
Possibilitar ao profissional da educação a cultura de gerenciar sua formação, num processo contínuo, individual e coletivo;
Dinamizar modalidades de ações entre os grupos de estudos como debates, oficinas de formação, seminários, palestras, painéis a partir dos passos descritos no projeto “ Em busca da superação da práxis”.
Oportunizar momentos de reflexão e dinâmicas em grupos.

METAS

Oferecer Formação Continuada a todos os profissionais da educação que compõem o quadro de servidor público da escola;
Implantar os grupos de estudos, com encontros semanais regulares;
Provocar mudanças na prática educativa e na postura dos profissionais;
Assegurar o registro dos encontros semanais.

METODOLOGIA

Para que a realização desde projeto se dê de forma harmoniosa optamos pela metodologia da pesquisa qualitativa. Portanto serão utilizados textos discussivos de valorização profissional; intercâmbio de experiências; relatos de atividades que diversificaram a prática pedagógica com contribuição de todos para o enriquecimento pedagógico dos profissionais da educação.

AÇÕES

Apresentar o projeto Sala de Professor;
Discutir o PPP da escola;
Registro da formação através de relatórios diários;
Incentivo a prática da leitura;
Elaboração de seqüências didáticas para os estudos;
Utilização de alguns autores teóricos acerca da valorização e da prática pedagógica;
Vivenciar momentos de intercâmbio cultural e metodológico;

TEMAS

UMA REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE----------------4 HS

PROJETO NA ESCOLA: O QUE É ,COMO SE FAZ------------4 HS

AVALIAÇÃO-----------------------------------------------------------4 HS

GLOBALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO-------------------------------4 HS

O PERFIL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE ATUAL--------4 HS

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA-------------------------------4 HS

QUESTIONÁRIOS PARA REFORMULAÇÃO DO PPP---------8 HS

OFICINA 2 - PDE ESCOLA-------------------------------------------4 HS

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM---------------------------4 HS


INÍCIO- 01 DE OUTUBRO
FINALIZAÇÃO-03 DE DEZEMBRO

AVALIAÇÃO

Ao fim de cada encontro será realizada a avaliação acerca da temática discutida.

LISTA DE PARTICIPANTES

CLEUZA INÊS DE JESUS
EDNA SILVA NUNES PEREIRA
WALTEIR ROSA MOREIRA
IRANI NASCIMENTO DA SILVA
ROSILENE DE MORAIS SOUZA
EDNA MARIA
MARIA APARECIDA DE SOUZA SANTOS
EDILENE PEREIRA SANTOS
LUCINÉIA SOUZA GOUVEIA
NILZA PEREIRA VIANA DE LIMA
PAULICÉIA OLIVEIRA CAMPOS
FABIO BORGES DE MENEZES
MARIA CLEUNICE DA SILVA
SEVERINA CARDOZO DA SILVA
VALDILENE INÊS BELINI
NÁDIA SANTOS LINO
MARIA MARLEUDA S. FERREIRA
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
SIMONE DANTAS SANTOS
LAÉRCIA DE LIMA P. SOARES
ELZENI LIMA DE SOUZA
DIRCE PEREIRA MARQUES
VALDENI LIMA PEREIRA
ELENAIDE FERREIRA SANTOS LIMA
MARIA GORETTE SANTOS ALMEIDA
SELMA DA SILVA NETO
TEREZA MARIA DE JESUS SARAIVA
NILVÂNIA VIEIRA DA SILVA
FRANCISCO SILVA SANTOS JÚNIOR
ANTONIA VALDICE DA SILVA REIS
JOSÉ DOS SANTOS
ADEILDE DOS SANTOS MARQUES
MARINALDA ROSA DE CARVALHO
VALDETE DIAS DA COSTA
SELMA VERÍSSIMO
LEILIANE BARCELOS
THIAGO DE ABREU RIBEIRO
MARLUCE MENDES

SALA DE PROFESSOR

O projeto Sala de Professor "Em busca da superação da práxis" teve o encerramento na tarde do dia 03 de dezembro e foi marcado por muita euforia deixando a certeza de que podemos fazer a diferença quando lutamos por um ideal.